
!
!

!
!

!
!

!
!

O Estado como proprietário de televisão no Brasil

Suzy dos Santos & Luiz Felipe Ferreira Stevanim
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

E-mail: suzysantos@ufrj.br, lfstevanim@yahoo.com.br

As duas faces do Estado na comunicação brasileira

HÁ alguns anos teve ampla visibilidade uma longa batalha entre a TV pú-
blica britânica, a BBC, e o primeiro-ministro Tony Blair. Segundo re-

portagem exibida no programa de rádio Today, o relatório governamental so-
bre a existência de armas de destruição em massa no Iraque, publicado em
setembro de 2002, trazia dados propositalmente exagerados. Do outro lado, o
Governo acusou a BBC de ser parcial e não investigar corretamente a infor-
mação.

O caso acabou envolvendo o suicídio da fonte da BBC, após a divulgação
de seu nome pelo Governo, e um inquérito público no qual o relatório do juiz,
Lord Brian Hutton, absolveu o Governo pela responsabilidade no suicídio e
condenou a BBC por ter divulgado uma informação com base em única fonte.
O conflito entre Governo e BBC abalou a imagem das duas instituições e cau-
sou as demissões de altos funcionários da companhia pública de radiodifusão
e da assessoria de imprensa do Primeiro-Ministro. Desde a divulgação, em
fevereiro de 2003 pelo Channel 4, das comprovações de plágio no dossiê do
serviço de inteligência britânico até a divulgação do ‘relatório Hutton’, em
28 de janeiro de 2004, a polêmica tem servido de pano de fundo para nova
discussão sobre a condução e a manutenção da independência das empresas
públicas de radiodifusão.

Em um momento em que o governo brasileiro começa a executar o plano
de uma TV estatal fortalecida, o debate sobre as condições de independência
nas emissoras estatais existentes pode jogar alguma luz acerca desse processo.
Na história da televisão brasileira nem há episódio onde uma emissora educa-
tiva tenha questionado com tanta intensidade o Estado nem se nota vivência,
em qualquer época, de debate amplo sobre a própria televisão. Murilo César
Ramos aponta a ausência de visibilidade no cenário televisivo sobre as ques-

Estudos em Comunicação nº7 - Volume 2, 85-107 Maio de 2010



!
!

!
!

!
!

!
!

86 Suzy dos Santos & Luiz Felipe Ferreira Stevanim

tões relativas ao próprio negócio como uma barreira à prática de cidadania no
país. Em depoimento à Comissão Especial do Senado, “Destinada a Analisar
a Programação de Rádio e TV, no País”1, Ramos afirmava que:

Hoje ainda, tal qual no século XIX, nosso liberalismo estabelece um limite
claro para seu avanço democrático: o limite da escravidão. Lá, o povo era
privado da sua liberdade no sentido mais absoluto; aqui, a privação, ainda
que relativa, pode ser quase tão cruel, pois um homem privado da infor-
mação continua a ser, de algum modo, escravo, pois escravo é todo aquele
que não pode se apresentar diante do outro como verdadeiro cidadão. E
cidadania não há sem acesso à informação. Inclusive, e principalmente, in-
formação sobre os interesses e o funcionamento dos meios de comunicação.
Pois eles, constituidores principais da esfera pública contemporânea, têm o
dever de estar, juntamente com as organizações estatais – e eu friso – en-
tre as mais públicas, as mais transparentes, de todas as instituições sociais.
(Simon, 1998, p. 53)

O exemplo mais próximo de programação televisiva como a requerida
pelo autor é o Observatório da Imprensa exibido pela Rede Pública de Te-
levisão, que integra as emissoras públicas, estatais e privadas sem caráter
comercial. O próprio programa, porém, traduziu recentemente a expressiva
dependência da televisão pública às índoles políticas locais e regionais.

Em fevereiro de 2001, o apresentador do programa, Alberto Dines, cance-
lou a edição do programa que entrevistaria João Carlos Teixeira Gomes, autor
de um livro-denúncia contra o senador, falecido em julho de 2007, Antônio
Carlos Magalhães2. O jornalista alegou, dentre outros motivos, que a exi-
bição do programa poderia ser usada para prejudicar o então presidente da
TVE-Rede Brasil, Fernando Barbosa Lima. Nas palavras de Dines:

a TVE tem dono, é do governo federal, embora o projeto em curso seja
convertê-la em rede pública. O Executivo paga e manda [...] E o governo
federal vive uma crise política protagonizada justamente pelo senador ACM
(teoricamente aliado e, portanto, “sócio” da TVE). Acresce que dos nove
comentaristas políticos convidados para participar do programa, apenas um

1Criada pelo Requerimento nº 470, de 1995, a Comissão elaborou um vasto relatório con-
tendo proposições para o setor.

2Intitulado Memória das Trevas: uma devassa na vida de Antônio Carlos Magalhães, o livro
foi lançado em janeiro de 2001, pela Geração Editorial.



!
!

!
!

!
!

!
!

O Estado como proprietário de televisão no Brasil 87

aceitou, Tales Faria, da IstoÉ em Brasília, ele mesmo uma vítima das per-
seguições de ACM. Os outros oito recusaram sob os mais variados pretex-
tos, o que evidentemente eliminaria qualquer possibilidade de isenção com
uma saraivada de críticas ao senador durante uma hora de programa. [...]
Acresce ainda que o programa coincidiria com o início da gestão do novo
presidente da TVE, o jornalista Fernando Barbosa Lima, uma das grandes
figuras do telejornalismo brasileiro, um dos poucos – talvez o único – ca-
pazes de tirar a televisão educativa da crise em que se encontra. Mais: a
TVE da Bahia (um feudo do senador ACM) ao longo daquela terça-feira
deu sucessivos indícios de que não retransmitiria o ‘Observatório’, criando
um “imbróglio” político que respingaria no presidente recém-empossado.
(Dines, 2001, [Em linha])

Ampliando o recurso figurado de Dines, é possível alegar que, além de
‘sócio’ da TVE, o senador Antonio Carlos Magalhães era na época ‘propri-
etário’ também da afiliada regional da emissora na Bahia. A TV Educativa
integra o IRDEB – Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia, vinculado à
Secretaria de Cultura e Turismo do Estado, e sua programação foi fortemente
influenciada pelo Senador nos longos períodos em que seus aliados estiveram
nos cargos centrais do governo estadual. No mesmo 2001 em que ocorreu a
suspensão da entrevista no Observatório da Imprensa, a TV educativa baiana
deixou de retransmitir outros dois programas que continham acusações contra
Antônio Carlos Magalhães:

o programa Opinião Brasil, em 24 de janeiro, com uma entrevista do
autor de Memória das Trevas; e,

o programa Vitrine, em junho, quando transmitia uma entrevista ao vivo
com Andrei Meireles, o jornalista da revista Istoé co-autor da reporta-
gem que continha a declaração do Senador sobre sua participação em
uma violação do painel de votos do Senado.

Nos dois episódios, a justificativa dada pela TV Educativa da Bahia foi
a de que problemas técnicos tiraram o sinal do ar. Como não há, no país, a
necessária autocrítica do setor nem políticas públicas que incluam o controle
do conteúdo transmitido pelas estações educativas, os episódios de atrelagem
da TV Educativa a uma elite política regional foi pouco questionado. De
maneira adversa à ideia de TV pública independente, ainda são escassas no



!
!

!
!

!
!

!
!

88 Suzy dos Santos & Luiz Felipe Ferreira Stevanim

país as estações públicas que não estão diretamente condicionadas ao aparato
estatal.

Tanto o rádio quanto, posteriormente, a televisão, tiveram papel funda-
mental não apenas na criação de uma indústria totalmente nova, a Indústria
Cultural, como também na divulgação da convicção de que era indissolúvel o
casamento entre eficiência tecnológica e os valores morais de justiça, igual-
dade e bem público (Mosco, 1996, p. 34). No entanto, esse casamento, por
ser ‘arranjado’, não reflete a felicidade ‘até que a morte os separe’:

Sempre que o acesso às comunicações e aos recursos de informação ne-
cessários à cidadania plena depende do poder de compra (como expresso
diretamente através dos pagamentos de clientes ou indiretamente através
da distribuição desigual de subsídios publicitários à produção), desigualda-
des substanciais são geradas a ponto de minar a universalidade nominal da
cidadania. (Murdock; Golding, 1997b, p.104, tradução nossa3)

Os serviços de telecomunicações, no que se refere ao provimento de con-
teúdo (radiodifusão) e ao tráfego de informações (telefonia/transmissão de
dados), cresceram e foram regulados sob lógicas e instâncias normativas dis-
tintas (Garnham, 1990; 1996; Richeri, 1995). As diferentes naturezas dos
serviços fizeram com que a telefonia fosse regulada prioritariamente em re-
lação à distribuição/transporte de informações e a radiodifusão em relação ao
conteúdo.

Os serviços de telefonia e transmissão de dados se consagraram histori-
camente como monopólio estatal, exceto nos EUA, e sua estrutura regulatória
foi desenvolvida em relação à estrutura física, com base em três princípios
genéricos:

acesso universal (common carriage);
3Trecho original: “Whenever access to the communications and information resources

required for full citizenship depends upon purchasing power (as expressed directly through
customer payments or indirectly through the unequal distribution of advertising subsidies to
production), substantial inequalities are generated that undermine the nominal universality of
citizenship.” A referência da primeira publicação do texto é: MURDOCK, G.; GOLDING,
P. (1989). Information poverty and political inequality: citizenship in the Age of Privatized
Communications. Journal of Communication. n. 39, v. 3. p. 180-195. Utilizamos aqui a
versão apresentada no segundo volume da coletânea The Political Economy of Media, editada,
em 1997, pelos mesmos autores. p. 100-115.



!
!

!
!

!
!

!
!

O Estado como proprietário de televisão no Brasil 89

interconexão; e,

controle de preços (tarifas não discriminatórias).

Encarado como questão estratégica nas políticas de desenvolvimento do
século XX, o controle desses serviços era regido especialmente por um enfo-
que geopolítico e de segurança do Estado. O conteúdo das transmissões era
considerado uma transação privada e jamais foi controlado, salvo em períodos
de guerra ou convulsão social.

Na radiodifusão, tanto a distribuição quanto o conteúdo eram fortemente
controlados pelos Estados, fossem nos modelos público, estatal ou comercial.
Essa regulação incluía critérios culturais e econômicos, além dos políticos, es-
tando baseada em princípios diversos das telecomunicações e mais próximos
à lógica aplicada anteriormente à imprensa.

Como sustenta Othon Jambeiro:

Histórica e universalmente, os sistemas regulatórios desenvolvidos para go-
vernar a indústria da TV têm derivado diretamente dos instrumentos legais
e aparatos burocráticos que os estados-nações criaram para tratar com a
Imprensa. Na medida em que novas tecnologias deram origem a novos
meios de comunicação de massa - o cinema, depois o rádio, em seguida a
TV - aqueles instrumentos e aparatos foram consequentemente adaptados,
muitas vezes para permitir que se pudesse continuar a policiar e controlar
a mídia. Os sistemas regulatórios evoluíram em seguida para evitar danos
morais, regular a relação trabalhista entre empregados e proprietários dos
meios, prevenir excessiva concentração de poder, licenciar frequências de
rádio e TV, e - particularmente nas democracias liberais da Europa oci-
dental e nos Estados Unidos - garantir formas de competição econômica
suficiente para frustrar o estabelecimento de monopólios. (1997, p. 148)

Apesar das distinções no mercado e na natureza da regulação, esses servi-
ços usualmente estão incluídos dentro de um setor único, genericamente cha-
mado de comunicações, no qual o Estado assume as funções de proprietário,
promotor ou regulador. Ainda segundo Jambeiro,

Ele é Estado Proprietário, no que se refere, por exemplo, a bibliotecas, cen-
tros de documentação, ao espectro eletromagnético e às emissoras de rádio
e TV que explora diretamente. É também Estado Promotor, porque traça
as estratégias públicas para o desenvolvimento do setor, faz inversões de



!
!

!
!

!
!

!
!

90 Suzy dos Santos & Luiz Felipe Ferreira Stevanim

infra-estrutura, e concede incentivos e subvenções. E, finalmente, é Estado
Regulador, na sua função de fixar regras claras de instalação e operação,
que eliminem as incertezas e desequilíbrios. (Jambeiro, 2000, p. 23)

Embora seja pouco discutida a atuação estatal no cenário brasileiro de ra-
diodifusão, no caso da televisão, a participação da União, dos Estados, do
Distrito Federal e dos Municípios como proprietários, tal qual definido por
Jambeiro (2000), é parcela considerável da distribuição de programação tele-
visiva. É possível dividir essa atuação em duas funções. Uma primeira em
que o Estado atua como produtor, gerando programação para canais especí-
ficos e, uma segunda, em que atua apenas como distribuidor, retransmitindo
programação das redes já existentes em localidades de difícil acesso.

“Síndrome de Estocolmo” das TVs Estatais: os conflitos
no Estado Produtor4

Não raro se ouve de dirigentes de TVs estatais queixas sobre a atuação
dos governos frente às instituições de radiodifusão. Tão recorrente quanto a
queixa é a exiguidade das situações onde o jornalismo das estatais cumpre seu
papel de watchdog alertando os telespectadores quanto aos abusos dos poderes
locais, regionais ou nacionais. Essa corriqueira relação de amor e ódio tem
ancestralidade na Rádio Nacional de Getúlio Vargas, nos anos 30, e berço nos
governos militares, do período posterior a 1964. A tentativa de estabelecer
uma rede estatal nacional de televisão educativa encontrou no próprio Estado
seu maior complicador. A infraestrutura de telecomunicações possibilitava
tecnicamente a constituição dessas redes. Por outro lado, como dependiam
dos aparatos estatais, esses canais estiveram sempre submetidos às injunções
políticas e econômicas dos poderes onde estavam localizados.

Apesar de ser ator preferencial na expedição de outorgas para a prestação
de serviços de radiodifusão, a participação do Estado como produtor terminou
por ser pouco expressiva e fragmentada. Como mencionado anteriormente, a
maioria das geradoras federais e estaduais se diferencia da ideia de TV Pú-
blica como instituições independentes dos governos e do mercado tanto na

4A Síndrome de Estocolmo é um estado psicológico que se desenvolve em vítimas de se-
questro, no qual a vítima inicia um processo de identificação com o agressor para tentar cativar
sua simpatia.



!
!

!
!

!
!

!
!

O Estado como proprietário de televisão no Brasil 91

forma de controle quanto no financiamento. Juridicamente impedidas de vei-
cular publicidade, essas emissoras dependem exclusivamente do aparato esta-
tal para a sua sobrevivência. No entanto, as experiências das televisões esta-
duais apresentam alguns casos de programação com esforço de se desprender
da influência dos governos.

A principal exceção ao controle direto do Estado é a Fundação Padre An-
chieta - Centro Paulista de Rádio e Televisão Educativa, gestora da TV Cultura
de São Paulo. A TV Cultura possui uma estrutura administrativa desvincu-
lada dos poderes executivos nacional, estadual ou municipal. Não tendo seus
membros indicados pelo poder público, o Conselho Curador da Fundação Pa-
dre Anchieta é composto por 47 conselheiros assim distribuídos, segundo a
redação do Estatuto de 2005: 20 membros natos, nas pessoas de representan-
tes de instituições educativas e culturais públicas e privadas, cujos mandatos
são coincidentes ao período em que os titulares permanecem nos cargos; três
membros vitalícios, conforme estabelecido pela fundadora da instituição, Re-
nata Crespi da Silva Prado; 23 membros eletivos, indicados pelo próprio Con-
selho, sendo obrigatória a renovação anual de um terço dos membros, com
mandato de três anos reelegível por igual período; um representante dos fun-
cionários da Fundação, eleito em votação direta e secreta (Fundação Padre
Anchieta, [Em linha]).

Criada em 1967, a instituição gestora da TV Cultura já nasceu com admi-
nistração independente do governo estadual, inspirada nos moldes da BBC.
A contradição na implantação do modelo de TV pública está exatamente no
período dessa criação. Uma TV pública formada no auge do autoritarismo
militar não poderia ser totalmente independente do Estado. Assim, a depen-
dência direta das verbas públicas fez com que a TV Cultura estivesse sujeita
aos ‘humores’ dos governos em questão, tal qual nas emissoras estatais.

Por ser administrada por um conselho que inclui diversas representações
da sociedade, a TV Cultura não pode ser incluída no rol das fundações pri-
vadas que vêm ganhando espaço, nos últimos anos, nem no das instituições
estatais de radiodifusão. Por outro lado, por não traduzir um modelo de fi-
nanciamento vinculado a normas que proporcionem a sua independência em
relação ao Estado, a TV Cultura também não se insere nas definições de radi-
odifusão pública. Ela configura uma espécie singular de fronteira entre essas
classificações.



!
!

!
!

!
!

!
!

92 Suzy dos Santos & Luiz Felipe Ferreira Stevanim

Dentre as televisões tradicionalmente definidas como estatais, dois exem-
plos que também se aproximam da ideia de gestão pública são a TVE-RS -
Fundação Cultural Piratini, e a Rede Minas de Televisão - Fundação TV Mi-
nas Cultural e Educativa. Ambas estão vinculadas às Secretarias de Estado
da Cultura e condicionadas à indicação de membros dos Conselhos Curado-
res pelos governadores dos estados onde se inscrevem. Contudo, os estatutos
dessas fundações trazem dispositivos que buscam assegurar a independência
ideológica. Um primeiro dispositivo que as distingue das demais empresas
estatais de radiodifusão é a presença de representantes de esferas distintas da
estatal, como instituições de ensino e entidades de classe, na composição dos
conselhos gestores, tal qual ocorre na Fundação Padre Anchieta.

Outro dispositivo é relativo à coibição do uso político-partidário das emis-
soras. O estatuto da Fundação Piratini, definido pela Lei Nº 10.535, de 08 de
agosto de 1995, estabelece a promoção da liberdade de expressão e a proibição
da censura (Art. 3º §§ 3º e 4º). O Artigo sexto, parágrafo único, garante que
os serviços da Fundação “funcionarão de modo a salvaguardar sua indepen-
dência perante o Governo Estadual e demais Poderes Públicos, e assegurar
a possibilidade de expressão e confronto de diversas correntes de opinião”
(TVE, 2007 online). Um pouco menos elaborado, mas igualmente incisivo,
o Estatuto da Fundação TV Minas, aprovado pelo Decreto 53.502, de 30 de
março de 1994, proíbe à Fundação “utilizar, sob qualquer forma, a programa-
ção de televisão cultural ou educativa com fins político-partidários ou divulgar
ideias que incentivem preconceitos de raça, classe ou religião” (Rede Minas,
2007 online.

A transmissão de conteúdo distinto do comercial também não está ga-
rantida nas TVs estatais brasileiras. De tempos em tempos, ouve-se falar da
comercialização de espaços publicitários em algumas emissoras ou de pro-
gramas sensacionalistas em outras. Também a proximidade entre Estado e
mercado de televisão comercial é tradição no Brasil. Mas, no Pará, a rara si-
tuação de cessão da estrutura estatal de radiodifusão para um canal comercial
chama atenção.

A Funtelpa – Fundação de Telecomunicações do Pará, vinculada à Se-
cretaria Especial de Promoção Social do Estado, alugou, por pelo menos 25
anos, sua rede de retransmissoras no estado para a TV Liberal, retransmis-



!
!

!
!

!
!

!
!

O Estado como proprietário de televisão no Brasil 93

sora da Rede Globo. A Folha de São Paulo e a Istoé5 mostraram funções
distintas no acordo. Enquanto a coluna de Elvira Lobato, publicada no jornal
diário, afirmou que o acordo consistia em uma permuta pela qual o governo
recebia 30 minutos mensais de espaço publicitário na grade da TV Liberal
(LOBATO, 2000), a revista Istoé dizia que a retransmissora da Rede Globo
recebeu R$ 200 mil para ceder sua programação às retransmissoras estatais
(ISTOÉ, 1997). Embora com uma diferença de três anos entre si, as duas pu-
blicações tratam do mesmo contrato. A permuta, revelada por Elvira Lobato,
pode ser confirmada no Balanço de Promoção Social da Secretaria da Fazenda
do Pará, de 1998, onde se afirma que

A Funtelpa é responsável também pela implantação e funcionamento do
Sistema Estadual de Repetidoras e Retransmissoras de Sinais de Televisão
– SIERT em todo o Estado, podendo para tal realizá-lo diretamente ou por
delegação, assim como, por força de convênios passou a executar a despesa
com pagamento de publicidade e publicações do governo estadual.

Através de repetidoras de televisão, a Funtelpa exerce a gerência direta
de manutenção de 76 (setenta e seis) retransmissoras de televisão, espalhadas
por vários municípios do Estado, possuindo também sob sua responsabili-
dade a operacionalização do sistema digital de televisão, que proporciona a
transmissão via satélite da imagem da quase totalidade de nossos 143 (cento
e quarenta e três) municípios através dos sinais da TV Liberal (Secretaria da
Fazenda, 1998 [em linha]).

O convênio chegou a ser objeto de uma ação popular, em 1997. Segundo
Elvira Lobato, o governo estadual justificou a parceria com a TV Liberal, em
detrimento da TV Cultura do estado também vinculada à Funtelpa, como um
ato político de integração social afirmando que “um dos objetivos do Estado
é integrar a população através dos meios de comunicação de massa, como a
televisão”6. Não se tem, também, notícia de qualquer observação da Anatel
ou do Ministério sobre o caso.

Além das políticas públicas confusas, a situação de ausência de controle
dos canais estatais deve-se também à sua pequena expressão na totalidade do

5A Folha de São Paulo é jornal diário e a ISTOÉ semanário, ambos com expressiva circu-
lação no território nacional.

6Trecho da defesa da Funtelpa citado por Elvira Lobato (LOBATO, 2000).



!
!

!
!

!
!

!
!

94 Suzy dos Santos & Luiz Felipe Ferreira Stevanim

sistema televisivo. As geradoras e retransmissoras vinculadas às administra-
ções federal e estaduais não ultrapassam 6,8% do total de outorgas do país.
No âmbito federal, são seis geradoras de televisão aberta: a TV Câmara e
TV Senado, ligadas às duas Casas do Poder Legislativo; a TV Justiça, sob
responsabilidade do Supremo Tribunal Federal; e as três subsidiárias da Em-
presa Brasil de Comunicação, nos estados do Maranhão e Rio de Janeiro e no
Distrito Federal. As TVs operadas por governos estaduais estão distribuídas
conforme a figura a seguir.

Ilustração 1: Distribuição nacional das TVs de Governos Estaduais7

Os canais educativos brasileiros tiveram sempre uma média de audiência
pequena, tecnologias ultrapassadas e financiamento insuficiente. Mais recen-
temente, esses canais passaram a trabalhar com patrocínio e mesmo com pu-
blicidade, absorvendo a lógica dos canais particulares. A legislação em vigor
proíbe essa forma de financiamento, pelo Decreto-Lei 236 de 1967, mas um
dispositivo facilitador foi o Artigo 19 da Lei 9.637, de maio de 1998, que libe-
rou a publicidade institucional sob a forma de patrocínio (apoio cultural). Há

7Fonte: Ministério das Comunicações, Agência Nacional das Telecomunicações, 2007.



!
!

!
!

!
!

!
!

O Estado como proprietário de televisão no Brasil 95

canais que extrapolam esse limite, mas como sem a publicidade estariam con-
denados à extinção, a Justiça não dá prosseguimento a processos intentados
por canais particulares ou por multas de órgãos de controle.

A formação de uma rede pública complementar às estatais e privadas so-
mente pode ser pensada como uma política pública mais global. Como afirma
César Bolaño, “deve-se levar sempre em consideração a importância das in-
junções políticas que influenciam fortemente a estrutura econômica dos meios
de comunicação de massa no Brasil e que sempre atuaram no sentido de ma-
nutenção das posições dominantes” (1999).

O esqueleto que sustenta o sistema: o Estado Distribui-
dor

O bem sucedido projeto dos governos militares de fazer a televisão chegar
a todos os pontos do país transformou o Estado em importante distribuidor de
sinal. O serviço de retransmissão de TV é o primordial facilitador desse ob-
jetivo, especialmente nas localidades onde o interesse comercial em explorar
radiodifusão de sons e imagens é inexistente. Regulamentada pela primeira
vez em 1978, pelo Decreto 81.600 de 25 de abril, a retransmissão de televisão
não se insere no mesmo processo de licitações previsto para a radiodifusão.

As permissões são concedidas diretamente por portarias do Ministério das
Comunicações e têm caráter precário, com prazo indeterminado para a ex-
tinção. O Ministério pode, a qualquer momento, cancelar as permissões ou
mantê-las ad infinitum sem ser necessário que elas passem por qualquer pro-
cesso de avaliação do serviço como requisito para a renovação das outorgas.

Tal serviço teve alterações significativas em 19888. O Decreto 96.291
e, logo após, a Portaria 93, de 1989, estabeleceram uma nova categoria, as
retransmissoras mistas - educativas e em fronteiras de desenvolvimento do
país - que poderiam inserir programação local, geradas por elas próprias, em
até 15% do total. Essa alteração agregou um atrativo político ao serviço de
retransmissão educativa. Como era previsível, em pouco tempo começaram a

8Nesse ínterim, normas complementares foram sendo expedidas através dos seguintes de-
cretos: nº 84.064, de 08 de outubro de 1979; nº 84.854, de 12 de julho de 1980; 87.074, de 31
de março de 1982.



!
!

!
!

!
!

!
!

96 Suzy dos Santos & Luiz Felipe Ferreira Stevanim

aparecer fundações e associações controladas por vereadores e deputados em
várias partes do país.

Em 1998, as chamadas retransmissoras mistas foram extintas pelo Decreto
2.593, de 15 de maio. As permissionárias teriam o prazo de dois anos para
adaptarem-se às novas regras, porém, o governo voltou atrás antes do prazo
extinguir. Como conta o editorial da revista Tela Viva,

Os permissionários ganharam uma sobrevida, nada isonômica, com a publi-
cação do Decreto nº 3.451 (09/05/2000). Tanto as retransmissoras educa-
tivas quanto as microgeradoras poderão funcionar nas mesmas condições
atuais até que uma geradora se instale na mesma praça ou poderão soli-
citar a transferência do canal para o Plano Básico de TV, isto é, poderão
transformar-se em geradoras. E aí mora a grande distorção. Lembro que
ambas não precisaram enfrentar a tramitação no Congresso (e atualmente
os processos licitatórios) obrigatória para uma concessão comercial, pois as
permissões foram dadas pelo Ministério das Comunicações. A maioria das
RTVs educativas está instalada em regiões de alta densidade populacional,
onde já existem emissoras comerciais. Como a legislação aplicável aos ser-
viços de radiodifusão educativa não prevê o lançamento de editais para a
concessão dos canais, os atuais permissionários ganharão sem concorrência
a frequência que ocupam no espectro (FALGETANO, 2000).

A participação das prefeituras municipais no serviço é representativa. Se-
gundo os dados oficiais, dos 5.561 municípios brasileiros, 1.676 têm retrans-
missoras outorgadas às prefeituras. Ao todo são 3.341 outorgas de retransmis-
soras nas mãos de prefeituras.



!
!

!
!

!
!

!
!

O Estado como proprietário de televisão no Brasil 97

Ilustração 2: Distribuição das outorgas de retransmissoras das
prefeituras municipais9

Dentre as 3.341 permissões de retransmissão concedidas a prefeituras,
apenas 3810 são de caráter educativo e 168 encontram-se na área onde são
permitidas as estações retransmissoras mistas11. Mas não é possível afirmar
que apenas 6,18% do total de retransmissoras das prefeituras geram progra-
mação própria. Embora efetivamente a maioria das RTVs seja usada apenas
para fazer chegar o sinal das grandes redes às pequenas cidades do país, há
uma parcela, impossível de precisar, que atua na ilegalidade.

Amparadas pelo parco conhecimento público de suas limitações e pelas
dificuldades operacionais da Anatel para fiscalizar todo este rol de estações,
algumas prefeituras fazem das retransmissoras seus porta-vozes sem serem
incomodadas pelo poder federal. Como declarou, em entrevista ao jornal Cor-
reio Braziliense, um dos membros titulares da Comissão de Ciência e Tecno-

9Fontes: Ministério das Comunicações; Agência Nacional de Telecomunicações: 2006.
10As retransmissoras educativas estão distribuídas entre onze estados: São Paulo e Rio de

Janeiro, oito permissões; Rio Grande do Sul, cinco; Mato Grosso do Sul, quatro; Minas Gerais
e Paraná, três; Goiás e Piauí, duas; Alagoas, Mato Grosso e Paraíba, uma prefeitura permissi-
onária de retransmissora educativa em cada.

11Estas retransmissoras são permitidas na região da Amazônia Legal que engloba: Acre,
Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins.



!
!

!
!

!
!

!
!

98 Suzy dos Santos & Luiz Felipe Ferreira Stevanim

logia, Comunicação e Informática – CCTCI da Câmara dos Deputados, depu-
tado Walter Pinheiro (PT/BA), “a chance de uma emissora dessas ser punida
por causa do conteúdo de sua programação é próxima a zero” (COSTA; BRE-
NER, 1997).

Na série de reportagens, reproduzidas na versão em rede do Observató-
rio da Imprensa, Sylvio Costa e Jayme Brener detalham algumas situações
nas quais o poder federal beneficia prefeituras dos partidos aliados, ou as
prefeituras fazem doações de terrenos a retransmissoras educativas ou mis-
tas controladas por aliados dos prefeitos, ou, ainda, as prefeituras desligam
os equipamentos de transmissão quando as geradoras estão exibindo progra-
mação que prejudica os interesses locais. Uma delas retrata um exemplo de
como as elites políticas regionais fazem uso das RTVs em períodos eleitorais:

Nas eleições de 1994, a governadora Roseana Sarney (PFL) e o senador
Epitacio Cafeteira (PPB) disputavam o segundo turno quando o pai de Ro-
seana, o ex-presidente e atual senador José Sarney (PMDB-AP), foi pro-
tagonista de uma curiosa operação montada para ajudar a filha. Por não
ser candidato no Maranhão, Sarney não podia participar do horário polí-
tico gratuito, o único espaço reservado pela legislação para a propaganda
eleitoral. Gravou, então, um pronunciamento - de caráter inequivocamente
eleitoral - veiculado em todo o estado pelas repetidoras em poder das pre-
feituras.

Terno claro e com a mesma expressão grave com que falava à nação em
cadeia nacional ao tempo em que era presidente, o senador usa o pronuncia-
mento para explicar aos eleitores que eles deveriam optar entre “dois quadradi-
nhos”. O primeiro, o de Cafeteira, seria “o quadradinho da velha politicagem
e do ódio”.

O segundo, o de Roseana, o do “programa da concórdia”. “Roseana”,
continuou Sarney, “tem um programa de governo definido. Vai contar com
a minha ajuda, vai contar com a ajuda de Fernando Henrique, vai fazer um
governo de união pela paz”. E conclui: “Peço ao Maranhão que me ajude a
continuar ajudando o Maranhão”.

A própria fita de vídeo repassada às prefeituras, cuja cópia foi obtida pelo
Correio Braziliense, denuncia a irregularidade ao alertar que a fala do ex-
presidente, cuja duração foi de 2 minutos e 45 segundos, deveria ser exibida
“em horário de telejornal, nunca na propaganda eleitoral do TER” (COSTA;
BRENER, 1997).



!
!

!
!

!
!

!
!

O Estado como proprietário de televisão no Brasil 99

Para além do uso eleitoreiro, há também a dificuldade em saber quais são e
como são escolhidos os canais que as prefeituras retransmitem. Embora exista
a exigência de que as operadoras do serviço de retransmissão entreguem ao
poder concedente a indicação do canal a ser retransmitido, com autorização
da geradora, estes dados jamais foram tornados públicos. Sendo responsáveis
pela cobertura de 30,14% do território nacional e por 34,13% das retransmis-
soras de TV no país, a ausência de identificação clara dos canais retransmiti-
dos impossibilita, por exemplo, determinar os índices exatos de abrangência
das redes nacionais.

O destaque fica por conta das redes religiosas onde são frequentes as re-
ferências às parcerias entre prefeituras e igrejas. Fazendo uma busca em sites
de prefeituras e jornais de pequenas cidades, é comum encontrar referências
sobre visitas de comissões da Rede Vida, ligada à Igreja Católica, ou da RIT –
Rede Internacional de Televisão, de propriedade do líder da Igreja Internaci-
onal da Graça de Deus, às prefeituras para estabelecer acordos de retransmis-
são ou financiamentos para a instalação de retransmissoras vinculadas a essas
igrejas.

No estado de São Paulo, por exemplo, as redes católicas têm forte ligação
com as prefeituras municipais. Em Vargem Grande do Sul, não há gerado-
ras, apenas três permissões de retransmissão. Das três permissões da cidade,
registradas em nome da prefeitura, a primeira a ser inaugurada foi do canal ca-
tólico, em junho de 2003 (TV CANÇÃO, 2003). Em São José do Rio Pardo a
situação é diferente, há três outorgas ligadas a canais religiosos12 - Rede Vida,
Rede Mulher e TV Canção Nova – que concorrem com cinco canais comerci-
ais e um não identificado que é retransmitido pela Prefeitura. Apesar de não
retransmitir a rede católica, a obtenção da outorga é creditada à atuação do
vereador Fábio Augusto Porto Junqueira (PSDB) (GAZETA, 2003), que tam-
bém indicou à prefeitura o pedido de verba para a instalação do equipamento
transmissor (CÂMARA, 2002).

O esforço necessário para precisar qual o real alcance dos canais comerci-
ais, educativos ou religiosos fatalmente encontra na ausência de transparência
das outorgas seu maior obstáculo. Praticamente todas as redes nacionais, ex-
ceto a Rede Globo, indicam prefeituras como afiliadas. A adesão de uma pre-

12Embora a Rede Record seja vinculada à Igreja Universal do Reino de Deus e tenha progra-
mação religiosa na sua grade, neste estudo ela é considerada um canal comercial, não religioso.



!
!

!
!

!
!

!
!

100 Suzy dos Santos & Luiz Felipe Ferreira Stevanim

feitura à afiliação de um canal específico, além de traduzir uma fatia maior de
audiência para esse canal, significa também minimizar os custos da geradora
na implantação de retransmissoras próprias.

O protagonismo do Estado na implantação da Empresa
Brasil de Comunicação

A criação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), com a finalidade de
operar tanto os serviços de publicidade do governo quanto uma rede pública
de rádio e televisão, reafirma o papel do Estado como proprietário de televi-
são no Brasil. O atual estado da arte é um canal dito nacional (ou federal),
transmitindo em sinal aberto apenas para Rio de Janeiro, Maranhão, Distrito
Federal e para a cidade de São Paulo, que sofre de uma crise aguda de gestão
e busca uma identidade corporativa que se reflita na programação – ponta final
e mais importante de uma televisão.

Dois conjuntos de atores se envolveram no processo que desembocou na
criação da EBC em 2008: um grupo de representação dos movimentos soci-
ais, reunindo entidades do setor e intelectuais, e outro emergente do cenário
político, conduzindo as ações do governo. A combinação de forças entre as
duas instâncias não foi sempre equilibrada: governo e organizações sociais
atuaram em parceria por ocasião do I Fórum Nacional de TVs Públicas, o que
não se repetiu na implantação propriamente dita da emissora, por meio de uma
Medida Provisória do Executivo. Do ponto de vista da comunicação pública,
quais foram os resultados dessa lógica desequilibrada de ação?

O tema cresceu na agenda social brasileira a partir do ano de 2006, com
a publicação de dois cadernos de textos, produzidos por organismos da área
e pessoas do governo ligadas principalmente ao Ministério da Cultura. Além
de um diagnóstico histórico do campo público no país, foram apresentadas
algumas diretrizes para o que poderia ser uma emissora pública nacional com
operação em rede. Nasciam assim as bases para um encontro de discussão,
que aconteceria no ano seguinte, transferindo o tópico para a agenda de outros
setores do governo.

Encampado pelo Ministro da Cultura Gilberto Gil, através da Secretaria
de Audiovisual, o Fórum contou inicialmente com o protagonismo de cinco
organizações da sociedade civil: a Associação Brasileira de Emissoras Pú-



!
!

!
!

!
!

!
!

O Estado como proprietário de televisão no Brasil 101

blicas, Educativas e Culturais (Abepec), a Associação Brasileira de Televisão
Universitária (ABTU), a Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legis-
lativas (Astral), a Associação Brasileira de Canais Comunitários (ABCCOM)
e o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC).

No plano político, essa articulação significou um ponto importante de ma-
turidade democrática, desde o fim da ditadura, sobretudo pela negligência ha-
bitual em torno de um terreno para o qual confluem interesses díspares. A
Carta de Brasília, documento síntese do encontro, tornou-se um manifesto em
defesa da democratização da comunicação, na figura de um campo público
independente e fortalecido. Pela hegemonia consolidada do privado, há al-
guma semelhança com o movimento que acarretou a constituição do Public
Broadcasting Service (PBS) nos Estados Unidos.

A defesa inicial era a de que o Estado organizasse a estrutura existente,
constituindo um sistema encabeçado por uma emissora federal, titular de uma
centralidade que deveria ser compensada pelo fortalecimento horizontal das
demais instituições componentes da rede. Porém, em um segundo momento
do processo que levou à criação da EBC, o governo de Luís Inácio Lula da
Silva assumiu para si o projeto que vinha sendo concebido juntamente com as
organizações sociais, em uma ação unilateral que abria brechas para a oposi-
ção defender que se tratava de uma televisão com fins políticos.

Depois de um primeiro anúncio vindo do Ministro das Comunicações Hé-
lio Costa, que chegou a basear a defesa da nova TV em uma necessidade de
espaço para o governo, a condução do processo ficou a cargo da Secretaria de
Comunicação Social, sob a chefia de Franklin Martins. No âmbito instituci-
onal, a Empresa Brasil de Comunicação provém da fusão de duas estruturas
já existentes: a Radiobrás, regulada por uma lei de 1975, com perfil de co-
municação estatal; e a Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto
(Acerp), mantenedora da TVE Brasil, com sede no Rio de Janeiro, da TVE
do Maranhão e da Rádio MEC. O novo canal público surgiu por meio da Me-
dida Provisória 398 de 2007, depois convertida na lei 11652 de 07 de abril de
2008, data em que a TV Brasil já estava no ar – a justificativa do governo foi
de que a tramitação regular do projeto dentro do sistema legislativo provocaria
uma situação prolongada de incerteza para os funcionários das empresas que
se fundiriam.

Tal desenho significou um gradual afastamento do Ministério da Cultura,
que concebeu os primeiros contornos do projeto em debate público. A evidên-



!
!

!
!

!
!

!
!

102 Suzy dos Santos & Luiz Felipe Ferreira Stevanim

cia mais dramática dessa mudança se deu com a saída do diretor-geral da TV
Brasil, Orlando Senna, um dos principais articulares do Fórum de TVs Públi-
cas – o motivo alegado foi a discordância em relação à gestão empreendida.
As disputas de poder no interior das instâncias governamentais trazem à luz a
conclusão de que mesmo o governo não pode ser considerado um ator social
homogêneo.

O modelo de gestão adotado pela Empresa Brasil de Comunicação abarca
um Conselho Curador, de natureza consultiva e deliberativa, responsável pelas
políticas editoriais da empresa. Diferente do quadro vivido pela Fundação
Padre Anchieta, o órgão está fortemente sujeito às intervenções do governo.
Compõe-se de quatro ministros de Estado, dois representantes do Legislativo
Federal (um indicado pela Câmara dos Deputados, outro pelo Senado), 15
membros da sociedade civil e um representante dos funcionários. A estrutura
gerencial conta ainda com um Conselho de Administração, composto pelo
Executivo e com funções gerais de planejamento frente às diretrizes apontadas
pelos curadores, um Conselho Fiscal, a monitorar os gastos da corporação,
e a Diretoria Executiva, cuja função é administrar diretamente as ações da
empresa.

Tal desenho institucional não garante a incorporação do caráter público,
sobretudo pela centralidade atribuída ao Poder Executivo Federal, na realidade
constituído por grupos políticos com interesses marcados. Embora pretenda
representar a diversidade da sociedade, até o momento a estrutura mostrou-se
pouco permeável à entrada de demandas dos grupos sociais representativos
ou dos cidadãos comuns. Os componentes oriundos da sociedade civil ainda
desempenham um papel figurativo, quando essa deveria ser uma instância de
protagonismo de gestão. Inicialmente indicados com o crivo do Presidente
da República, há uma promessa de consulta pública para as próximas admi-
nistrações, mas não se elaborou previsões concretas de como isso poderá ser
feito.

Esse é o principal desafio para a nova televisão pública quanto à gestão.
Como parte de uma empresa que conta como uma de suas funções a operação
dos serviços de imagem e som do governo, a TV Brasil precisa firmar-se como
outra matriz de comunicação, o que começa por ampliar as instâncias de admi-
nistração ao controle e à participação social e possibilitar, nas esferas em que
o Estado se faz presente, o equilíbrio entre o Executivo e o Legislativo, poder
este cujo desenho pretende abrigar representações populares diversas. Há al-



!
!

!
!

!
!

!
!

O Estado como proprietário de televisão no Brasil 103

guma contribuição nessa direção a ser dada pela figura do ouvidor, fundando
mecanismos de autocontrole, permeáveis às demandas sociais.

Outro ponto fundamental para a constituição de uma política pública forte
para a área de televisão é a definição de um orçamento independente. A matriz
pública não pode se ligar às disputas de mercado, uma vez que se pauta por
outras finalidades que não a busca de audiência quantitativa, mas também não
deve se tornar refém dos favores temporais dos governos. Alternativas como
apoio cultural, patrocínio e captação de verbas de incentivo não substituem o
orçamento público, que precisa ser regulamentado por lei - trata-se de um mo-
delo cuja exigência provém da realidade brasileira, enquanto outros países do
mundo dispõem de formas centrais como financiamento direto pela popula-
ção (Reino Unido) e doações (Estados Unidos), que aqui ocupariam um lugar
irreal ou marginal.

Uma opção a ser consolidada, como novo padrão de captação de recur-
sos, é o fundo com taxações sobre os serviços de comunicação, na forma de
Contribuição para o Fomento da Radiodifusão Pública. O destino do finan-
ciamento precisa considerar o valor estratégico de cada uma das etapas do
processo comunicativo, além da necessidade de atualização tecnológica e mi-
gração digital.

A implantação da televisão pública no Brasil envolve o desafio de ampliar
o alcance para além das diversidades regional, cultural e socioeconômica. Ao
mesmo tempo, permanece a necessidade de absorver os elementos do plura-
lismo e do contraditório em sua programação, uma postura editorial que se
equilibra entre a competitividade e a responsabilidade pública da emissora –
na dimensão que afeta diretamente o público.

Nesse sentido apontam tanto as reivindicações dos setores sociais, ao de-
fender um envolvimento do projeto público com “a expressão maior das di-
versidades de gênero, étnico-racial, cultural e social brasileiras, promovendo
o diálogo entre as múltiplas identidades do País” (FÓRUM NACIONAL DE
TVs PÚBLICAS, 2007, p.02), quanto a determinação legal, preocupada com
o fato de que o cumprimento da vocação cidadã não deve retirar “seu caráter
competitivo na busca do interesse do maior número de ouvintes ou telespec-
tadores” (BRASIL, 2008).

Outros ganhos podem ser obtidos em médio e longo prazo, na dinâmica
econômica, a partir das etapas de produção, de distribuição e, no horizonte,
dos hábitos e práticas de consumo. A busca pelo pluralismo aliado à quali-



!
!

!
!

!
!

!
!

104 Suzy dos Santos & Luiz Felipe Ferreira Stevanim

dade encontrou consonância na exigência legal que determina a presença de
produções independentes (no percentual mínimo de 10% da grade semanal)
e regionais (5%), no que pode fornecer alguma contribuição a experiência
bem sucedida do DOC TV, que alia fomento público à iniciativa artístico-
profissional de segmentos privados.

Porém, os resultados na produção, na gestão e no financiamento são pre-
judicados pelo alcance restrito da emissora, como acontece ainda hoje. É um
paradoxo que a televisão pública brasileira atingisse, em sinal aberto no ano
de 2009, apenas três estados nacionais (Maranhão, Rio de Janeiro e a capital
de São Paulo), além do Distrito Federal. A reivindicação do Fórum Nacio-
nal de TVs Públicas ainda não foi atendida: de que a TV Brasil, ente público
organizado pelo governo federal, atuasse como um operador de rede, a inte-
grar as iniciativas regionais e locais de comunicação pública. Esse é o desafio
primordial para que a iniciativa passe do engatinhar para o andar sobre sua
própria sustentação.

Breves Conclusões

A recente transição para um modelo democrático de Estado teve como
característica fundamental a manutenção das elites políticas já estabelecidas
em todo o país. Essa relação de continuidade política fez com que as políti-
cas públicas e privadas de comunicação de massa jamais fossem efetivamente
desnudadas do denso véu que as cobriu ao longo de seu desenvolvimento.

Houve, sim, algumas tentativas, como, por exemplo, a divulgação de al-
gumas listas de acionistas ou a adoção de processo licitatório para a concessão
dos serviços principais. Porém, a ausência de revisão das outorgas já concedi-
das e a persistência das práticas clientelistas no âmbito estatal fazem com que
as iniciativas de desnudamento sejam tímidas. Quase vinte anos após a volta
da democracia, é como se a televisão brasileira mal conseguisse exibir suas
canelas em público.

Outro aspecto que merece ser destacado, diz respeito ao fato de que a
retirada do Estado das operações de serviços de comunicações não ocorreu
na televisão da mesma forma sistemática que ocorreu nas telecomunicações
em meados dos anos 1990. Embora o processo de privatização do sistema
de telefonia tenha produzido uma profunda rearticulação nas comunicações



!
!

!
!

!
!

!
!

O Estado como proprietário de televisão no Brasil 105

nacionais, a televisão aberta ainda depende fundamentalmente das Prefeituras
Municipais para atingir as regiões menos interessantes ao mercado em termos
econômicos.

Por um lado, o Estado saiu da operacionalização da telefonia e serviços
conexos, mantendo-se apenas como regulador e, também, as geradoras de te-
levisão por ele operadas, tanto na esfera federal quanto estadual, não chegam
a 10% do total. A retransmissão dos canais televisivos pelas prefeituras, por
outro lado, atinge mais de 30% dos municípios brasileiros. Conforme foi
apontado, essas outorgas têm possibilidade de geração de conteúdo e o con-
trole sobre elas é praticamente nulo como também é inexistente a definição
dos critérios que pautam a escolha dos canais a serem retransmitidos.

Além da atuação como retransmissor, nos poucos canais estatais existen-
tes, é visível a persistência do Estado como produtor de conteúdo televisivo
em oposição à ideia de consolidação da matriz pública independente, com
gestão desvinculada do poder político, tanto nos domínios federais quanto es-
taduais. Embora historicamente tenham pouco alcance também em termos
de audiência, essas emissoras, por sua natureza educativa e não comercial,
poderiam representar um diferencial qualitativo na programação televisiva.

Referências Bibliográficas

Bolaño, César, A Economia Política da televisão brasileira, in: Revista La-
tina de Comunicación Social, número 17, 1999, disponível em:
http://www.ull.es/publicaciones/latina/a1999hmy/98cesar.htm,
consultado em 14 de outubro de 2009.

CÂMARA Municipal de São José do Rio Pardo, Ata da 35ª Sessão Ordiná-
ria, 26 de novembro de 2002, encontrado em:
http://site.camarasjriopardo.sp.gov.br/servlet/navSrvt?cmd=ultimaata,
consultado em 11 de dezembro de 2003 [não mais disponível].

COSTA, S., BRENER, J, Dossier das Concessões de TV, Observatório da
Imprensa, junho de 1997 [reprodução de uma série de matérias origi-
nalmente publicadas no jornal Correio Braziliense], disponível em:
http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos/mat2008d.htm,
consultado em 14 de outubro 2009.



!
!

!
!

!
!

!
!

106 Suzy dos Santos & Luiz Felipe Ferreira Stevanim

DINES, A, Fui manchete do Globo, Jornal do Brasil, 10 de fevereiro de 2001,
disponível em
http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos/iq140220016.htm, consul-
tado em 14 de outubro de 2009.

FALGETANO, E., Editorial, Tela Viva, Glasberg, número 94, junho de 2000,
disponível em: http://200.157.161.15/telaviva/revista/094/capa.htm, con-
sultado em 19 de outubro de 2005.

FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA, Estatuto, São Paulo, FPA, 2005.

GARNHAM, N., Capitalism and communication, global culture and the eco-
nomics information, Londres, Sage, 1990.

_________, La economía política de la comunicación: el caso de la televi-
sión, in: Telos, Fundesco, número 28, Cuaderno Central: Economía de
la información y la comunicación, p. 68-75.

GAZETA do Rio Pardo, TV Canção Nova traz programação variada, 04 de
outubro de 2003.

GOLDING, P., MURDOCK, G. (eds.), The Political Economy of the Media,
Cheltenham, UK; Brookfield, US, The International Library of Studies
in Media and Culture, Volume I, 1997a.

_________, The Political Economy of the Media, Cheltenham, UK; Brook-
field, US, The International Library of Studies in Media and Culture,
Volume II, 1997b.

ISTOÉ, Coluna Fax Brasil, 12 de novembro de 1997, disponível em:
http://www.terra.com.br/istoe/faxbras/146709.htm, consultado em 08 de
março de 2004.

JAMBEIRO, Othon, A Regulamentação da TV em tempos de convergência
tecnológica, política e econômica, Tendências XXI, Lisboa, Universi-
dade Nova de Lisboa/Associação Portuguesa para o Desenvolvimento
das Comunicações, número 2, 1997, p. 146-157.

_________, Regulando a TV: uma visão comparativa no Mercosul, Salvador,
Edufba, 2000.



!
!

!
!

!
!

!
!

O Estado como proprietário de televisão no Brasil 107

LOBATO, E., A força da Globo, Folha Online, Coluna Pensata, 04 de no-
vembro de 2000, disponível em:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/lobato_20001104.htm, con-
sultado em 08 de março de 2004.

MOSCO, Vicent, The political economy of communication: rethinking and
renewal, Londres, Sage, 1996.

REDE Minas, Disponível em
http://www.conteudos.com.br/redeminas/redeminas/decreto35502.asp, consul-
tado em 12 de agosto de 2005.

RICHERI, G, La transición de la televisión, Barcelona, Paidós, 1995.

SECRETARIA da Fazenda do Pará, Balanço de Promoção Social, Disponí-
vel em http://www.sefa.pa.gov.br/contgrl/balancos/bal98/sintese/ccin/73.htm,
consultado em 12 de agosto de 2005.

SIMON, P. (Relator), Rádio & TV no Brasil: diagnósticos e perspectivas,
Relatório da Comissão Especial de Análise da Programação de Rádio
e TV, instituída em atendimento ao Requerimento nº470/95, Brasília,
Senado Federal, 1998.

TV CANÇÃO Nova começa a ser retransmitida em Vargem, Gazeta de Var-
gem Grande, 28 de junho de 2003, disponível em
http://www.gazetavg.com.br/arquivo/28062003/, consultado em 28 de
junho de 2003.

TVE, Estatuto, disponível em
http://www.fmcultura.com.br/institucional/leieestatuto/leieestatuto.htm,
consultado em 12 de agosto de 2005.



!
!

!
!

!
!

!
!


